terça-feira, 10 de maio de 2011

Com música ou sem música?

Com música ou sem música?

   Esta dúvida surgiu àlgumas provas atrás, quando estava participando de uma corrida aqui em Caracas.
   O tempo estava bem nublado, e nos primeiros quilômetros caiu uma chuva espetacular, muita água mesmo. Eu como sempre, com meu ipod na cintura. Então aconteceu. Ele simplesmente sem aviso nenhum, se calou. Senti-me desmotivada, entediada... Sei lá, sem música era angustiante ouvir as respirações ao meu redor. Terminei a corrida super mal, pensando no quanto era desmotivador não ter aquela música que me anima quando o cansaço bate.
   Mas foi a partir desse dia que me dei conta, que atletas, atletas mesmo, não ouvem música durante os treinos ou provas. E por quê? Para se concentrar... Deve ser esse o motivo. 
   Quando corri minha primeira meia maratona, este ano, sendo a primeira vez em um percurso tão longo, eu senti vontade de jogar o ipod longe, e desliguei.      Isso fez com que eu pudesse me concentrar na passada, no ritmo da respiração. Eu conseguia perceber quando estava respirando mal, e em que momento mudar o ritmo.
   Creio que sem a música toda a atenção fica na corrida realmente. Em termos de desempenho, não afirmo que mudou, mas mentalmente me fez bem.
E então com música ou sem música?!