terça-feira, 28 de junho de 2011

Terceiro Troféu

RETO DE LAS ARENAS 10K

A corrida Reto Las Arenas, nas areias da Praia Caño Copey  na Venezuela, foi uma das minhas corridas mais difíceis. Mas que com certeza pretendo repetir, em areias brasileiras.
Saímos as 4h30 da manhã de Caracas, para o litoral, e em 1h30 já estávamos no local da prova. Chegar cedo foi muito bom e poder desfrutar do belo amanhecer na praia. Rodrigo, inspiradíssimo nas fotos esse final de semana, aproveitou para clicar todos os momentos antes da corrida.
Porém, ficar parado na beira do mar era quase impossível, porque aqui na Venezuela existe um mosquitinho sem vergonha, pequeninho demais, que faz um estrago tremendo. Nós desacostumados a ele, sofremos muito. As picadas são como alfinetadas, e no dia nem dá pra perceber, mas a noite... A coceira começa e é algo simplesmente desesperador. E esse tormento dura dias. Neste momento que escrevo, estou quase enlouquecendo de tanta coceira.
Bom, nas continuando sobre a corrida, que é o que importa!
Muitos corredores de Caracas vieram no transporte oferecido pela organizadora do evento. E também chegaram cedo. O Reto contou com atletas para a meia maratona  (21K), para os 10K e uma caminhada familiar de 7K.
Tudo parecia muito bem organizado, afinal os transportes chegaram com antecedência, havia muita água para os atletas já antes da largada. Os fotógrafos a postos e empenhados em registrar os atletas.
A largada dos 21k saiu no horário previsto. A minha prova dos 10K também saiu no horário, assim como a caminhada. Dei a largada sabendo que deveria controlar muito bem cada quilometro, porque a areia no começo era muito fofa, um pouco mais afastado do mar, na volta para entrar na orla, deu para correr melhor na areia molhada.  
Corri bem os 5k, mas na virada com o sol castigando, já não estava com o mesmo pique, meus pés doíam muito. A hidratação durante a prova foi suficiente, mais um ponto pra organização.
Nos últimos quilômetros, exausta, pensei em desistir e caminhar. Porém me desaminava pensar em voltar caminhando tudo que faltava, pelo menos trotando eu chegaria mais rápido. E fui assim, tratando de me animar e suportar o calor intenso. Nunca havia suado tanto!
Mas consegui chegar e completar a prova. Quase desmaie, mas aos poucos fui recobrando o ânimo, e tudo ficou bem. Assim como eu várias pessoas passaram mal. Um atleta que estava em segundo lugar, desmaiou 40m antes da linha de chegada. Foram vários os atendimentos por desmaio.
Duríssima a corrida Reto Las Arenas. Mas nem tudo estava tão bem organizado, a começar pela falta de sinalização das quilometragens. Isso fez com que muitos atletas da meia maratona errassem o retorno, atrasando a divulgação dos resultados.
Por volta da 12h30 é que começaram a fazer a entrega das medalhas e troféus. Eu a esta altura nem sei como ainda estava de pé, mas como queria receber minha premiação aguentei firme.
Fiquei muito feliz com meu resultado, afinal não foi nada fácil. Mas fiquei triste com a qualidade da medalha que recebi, com a falta do pódio. Uma entrega sem emoção nenhuma, que contou somente com os atletas ganhadores e seus familiares.